Conforme noticiário recente do G1, a Harley-Davidson® terá um recall global de mais de 250 mil motos por exigência das autoridades de tráfego americana, a NHTSA.Documentos mostram possível defeito nos freios das motocicletas, o chamado envolve 30 modelos fabricados entre os anos 2008 e 2011.O problema pode ocorrer em motos que não passem por manutenção nos freios por um longo tempo.Segundo nota da Harley Davidson Motor Company, pode haver entupimento na tubulação dos freios se o fluído não tiver sido trocado a cada dois anos como recomendado no Manual do Proprietário.

Caso fique mais de 2 anos sem trocar o fluido de freio, o que não é recomendado pelo manual de manutenção, que indica a troca neste período, o fluído pode ser contaminado pela umidade e pode formar depósitos no dispositivo e provocar corrosão na válvula de acionamento do sistema ABS, causando o travamento do sistema, não permitindo que o sistema de freio seja acionado.Infelizmente, a falta de manutenção é um problema muito comum nas HDs. Abaixo, algumas fotos de casos que tivemos em nossa oficina, com um comparativo de um fluido de freio novo e, como fica sem a troca após o período de tempo recomendado:

Harley-Davidson pode ter falha nos freios e recall atinge mais de 250 mil motos

Fluido de embreagem contaminado e de freio ja com cristais sólidos

Fluidos de freio e embreagem velhos se tornam escuros e rançosos. Um fluido de freio novo deve ter a cor amarelo claro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O documento indica que “apesar de ter havido falha por parte dos proprietários das motocicletas em atender a recomendação da HDMC e trocar o fluído a cada 2 anos, a falha iminente do sistema de freios, sem qualquer aviso, é um problema que precisa ser evitado.”

As investigações da NHTSA começaram em julho de 2016, depois que a Agência recebeu 43 reclamações de usuários das motocicletas envolvidas, incluindo 3 relatórios de acidentes com 2 pessoas feridas. A Motor Company disse em nota à imprensa ter cooperado com a NHTSA na investigação e análise do problema,  até sua conclusão em janeiro de 2018.Os documentos indicam que a Harley-Davidson® pretendia fazer uma campanha de manutenção ao invés do recall, mas a NHTSA não aceitou.
 O recall envolve motos das famílias Touring, CVO Touring e V-Rod de 2008 até 2011, todas com freios ABS. Nos Estados Unidos, o chamado para reparo é previsto para começar em 12 de fevereiro. Do total de motos envolvidas, 175 mil são do mercado americano e o restante de outros mercados em que a marca atua.O serviço consiste em limpeza na tubulação e substituição do fluído de freio.
 Não há indicação, ainda, do início do recall no Brasil.
Confira no link abaixo se sua HD® faz parte de algum recall:

 

 

 

 

 

 

 

  • Fonte: G1, Blog do Wilson Roque e site Harley-Davidson®