Quando fazemos alterações em uma motocicleta para aumento de performance, desde o Stage1 até preparações mais avançadas, é obrigatório recalibrar todo o sistema para que ele atenda às novas configurações.
O remapeamento do sistema de injeção traz diversos benefícios para a moto:
- Aumento de potência
- Aumento de torque
- Funcionamento do motor “redondo” (sem falhas)
- Aumento do limite de corte de RPM
- Aumento da vida útil do motor
- Redução da temperatura do motor
- Redução da marcha lenta do motor
- Redução do consumo de combustível
- Redução dos estouros no escapamento
- Outras configurações (keyless, setups etc)
No remapeamento, trabalhamos muitas tabelas do sistema da moto. As principais são:
Eficiência volumétrica (VE)
As tabelas de VE indicam ao ECM a eficiência do fluxo de ar de cada cilindro em porcentagem. Estas tabelas devem ser ajustadas individualmente. A correta calibração da VE é a base para bons resultados na regulagem do motor, pois são valores de referência para a quantidade de ar entrando no cilindro, quanto maior o valor da VE, o sistema entende que há mais ar entrando no cilindro. Quanto menor o valor da VE, o sistema entende que há menos ar entrando no cilindro.
Relação ar/combustível
Esta tabela afeta o alvo da relação ar/combustível de ambos os cilindros, dianteiro e traseiro, simultaneamente. Os valores maiores tornam o alvo da AFR mais pobre (que significa menos combustível). Os valores menores tornam o alvo da AFR mais rico (que significa mais combustível). Importante levarem consideração a relação correta do combustível utilizado para calibrar perfeitamente esta tabela.
Avanço da ignição
As tabelas de avanço da ignição controlam o tempo da ignição de cada cilindro independentemente. Esta tabela mapeia o tempo da ignição em graus, antes do ponto morto superior. Os valores maiores avançam o tempo da ignição. Os valores menores retardam o tempo da ignição.
Remapeamento
A tabela Idle RPM controla a marcha lenta à medida que o motor esquenta.
Existem outras tabelas para serem trabalhadas, tais como limite de corte de RPM, configuração do comando, tamanho do motor etc. O ideal é que quaisquer alterações sejam feitas sempre em dinamômetro e por um profissional qualificado. Assim é possível obter um bom resultado. A experiência de um bom afinador deixa sua moto com alta potência e torque e ainda a mantém muito econômica para o uso normal.
Conheça o módulo que trabalhamos
Diag4Tune
Diag4Tune® para Harley-Davidson®:
Melhor custo benefício
Opção para salvar o mapa original (permite salvar o mapa original da moto caso deseje retornar para as configurações iniciais)
Precisão nos ajustes (utilizando sondas wideband, é possível obter uma leitura exata de cada ponto na tabela, o que permite a máxima precisão na calibração da VE – Eficiência Volumétrica)
Permite calibração das motos com sistema de injeção sem sonda, no caso das TC88 (1450cc injetadas)
Baixa o RPM da marcha lenta para até 800 RPM
Elimina as falhas em baixas rotações, principalmente nos modelos Sportster e motos da linha CVO
Um dos únicos do mercado a calibrar corretamente as V-Rod e Harleys sem sonda lambda