Mais tecnologia! Harley Davidson registra patente para novo motor V-Twin com VVT

A Harley Davidson registrou uma patente para um novo projeto de motor que usa o sistema de controle de valvulas variavel VVT ( Variable Valve Timing) uma tecnologia de temporização de válvula variável de motores a combustão interna, desenvolvida pela Toyota.

Oficialmente, a patente não é especificamente para um sistema VVT, mas para um balanceador de motor modular montado em ambos os lados no eixo do virabrequim. No entanto, a patente descreve como o VVT e é incorporado no eixo do balanceador.

Os detalhes do motor mostram diferenças claras em relação aos motores Harley Davidson existentes. O novo design do motor ainda usa válvulas com sistema de varetas e balanceiros, mas com hastes em ambos os lados de cada cilindro, o que corresponde ao design de uma patente separada que foi descoberta em agosto de 2019. Ambas as patentes foram originalmente registradas no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA no início de 2019, com os créditos ao engenheiro da Harley Davidson Johann Voges como o único inventor, tornando provável que eles usem o mesmo mecanismo.

Pelos desenhos, não há filtro de óleo na frente do motor. É difícil obter um senso de proporção nessas ilustrações de patentes, mas é possível que estejamos considerando a substituição do antigo motor Sportster.

A unidade de balanceamento do motor (nº 74) transfere a rotação do eixo do virabrequim para girar os dois eixos de comando de válvulas, um para cada cilindro. Uma segunda unidade de balanceamento do outro lado do eixo do virabrequim aciona um segundo par de comandos.

A chave para esta patente é o módulo de balanceamento do motor nº74, mostrado nos diagramas e na vista explodida abaixo). O virabrequim está conectado a engrenagem n°154, que gira a engrenagem do comando n°158. A engrenagem do comando é conectada a uma segunda engrenagem dentada menor nº170, que gira uma corrente nº178. A corrente, por sua vez, gira uma roda dentada balanceadora que gira um peso de equilíbrio n°86 em torno do eixo de manivela na direção oposta à rotação da manivela para neutralizar o movimento alternativo dos pistões.

A unidade VVT nº 98 controla a fase da roda dentada nº 162, que aciona os virabrequins nº 90.

Uma unidade de temporização de válvula variável n° 98 conectada à engrenagem do comando ajusta o tempo dos comandos, alterando o tempo das válvulas de admissão e de escape em relação ao eixo do virabrequim. De um modo geral, o ajuste do tempo de admissão pode otimizar a entrega de potência e torque em rotações mais altas ou mais baixas, mas o objetivo provável da Harley Davidson é reduzir as emissões.

Com os motores existentes da Harley Davidson, na linha Sportster, especialmente, provavelmente não atenderão os padrões da Euro 5, o que significa que eles não serão mais permitidos na Europa até o final do ano. Vários fabricantes pediram que o prazo fosse prorrogado devido a atrasos causados pela pandemia, o que pode dar à Harley algum espaço para respirar se o novo motor ainda não estiver pronto.

Será que vem ai a atualização da linha Sportster???

Mais imagens abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte :https://stateofpress.com/2020/07/23/harley-davidson-files-patent-for-new-v-twin-engine-with-vvt/