Upgrade do Estágio 2 para Harley Davidson (Stage 2)

Leia antes sobre o Stage 1 

Então, você quer mais da sua moto! O escapamento, o filtro de alto fluxo e o remapeamento da injeção ainda não estão dando o que você precisa.

Fez o Stage 1 na sua Harley, mas ainda quer mais torque para ultrapassagens e arrancadas mais fortes, ou quer mais potencia em altas rotações?

O Stage 2 é uma atualização simples para melhorar o desempenho e o som da sua moto.

Stage 2 = (Stage1 +upgrade de comando de válvulas)

Antes de fazer qualquer investimento em atualizações de motor, você precisa ter certeza de que é o melhor pacote para você. Pergunte a si mesmo.

Que tipo de pilotagem eu mais gosto?

1 – Gosto de passear na estrada, transportando garupa e/ ou bagagem, encarar as montanhas por algumas horas numa tarde de domingo. Quero mais torque instantâneo para ultrapassagens e arrancadas mais fortes!

2 – Gosto de andar de forma agressiva, ao mesmo tempo em que reduzo as marchas para manter o motor operando na faixa mais alta de RPM.. quero mais potencia em altas rotações!

A resposta aqui é fundamental para a escolha do comando que iremos utilizar no seu projeto de Stage 2. Aqui definimos se usaremos um comando para baixa e media (torque) ou para media e alta (potencia)

Para obter a melhor configuração do motor é preciso saber o que você quer “a mais” da sua moto. Tendo isso definido, você vai economizar, pois fará um projeto assertivo, e ficará muito satisfeito com os resultados.

O Stage 2 adiciona um comando de válvulas de mais performance para alcançar o próximo passo no desempenho da sua HD. Para as Harley Davidson existem inúmeros fabricantes e opções de comandos no Mercado mas nós iniciamos o projeto do Stage 2 com basicamente duas opções de comando de valvulas para adequar o desempenho do motor às necessidades específicas do dono da moto, e só depois de acertarmos o restante dos detalhes é que definimos o comando correto.

A instalação é minimamente invasiva, exigindo apenas a abertura da lateral da bomba de óleo e das tampas do rocker cover.

 

Definindo qual faixa o comando irá trabalhar, se será um comando para mais torque ou mais potencia, ai temos mais algumas questões importantes:

1 – Pretende fazer upgrades Stage 3 ou Stage 4 posteriormente?

Se a resposta for positiva, vale a pena investir em um comando que atenda a configuração atual e também o futuro upgrade.

2 – Seu filtro de ar e escapamento são compatíveis com este upgrade?

Se você não sabe a respost, é bom procurar ajuda de um profissional. O comando faz o motor “bombear” muito mais ar, e para bons resultados em seu upgrade o filtro e escape não podem ser limitadores.

3 – Como escolher o comando correto?

O comando pode parecer um componente simples, mas, na verdade, é o mais complexo do motor e, para dimensioná-lo corretamente, é preciso levar em conta várias informações. Para a realização do projeto, as principais são:

Levante (Lift)refere-se ao quanto a válvula é ” levantada ” do seu assento no ponto mais alto do lóbulo do comando. Quanto maior ou mais alto o came mais as válvulas se abrem, desta maneira consegue-se fazer entrar mais mistura de ar/combustível na câmara de combustão. Porém a abertura máxima corresponde a uma porcentagem muito pequena do tempo em que a válvula permanece aberta. 

Duração (Duration): este termo determina o tempo que a válvula fica aberta. Quanto maior a duração, mais volume entra na câmara de combustão.  Lembrando que nem sempre os números de duração são iguais para as válvulas de admissão e escape. Neste caso as numerações são apresentadas da seguinte maneira: 272°x276°, sendo o primeiro número a admissão e o segundo o escape.

LobeSeparation ou “Overlap”: significa o tempo em que as válvulas (admissão e escape) estão desencostadas das suas sedes ao mesmo tempo. Considerando um comando que tenha de 110 a 114 de LobeSeparation, maior será o vácuo dentro do coletor obtendo-se uma lenta mais regular. Em contrapartida, comandos com LobeSeparation menores de 110 usualmente produzem mais potência em alto giro e produzem menos vácuo no coletor de admissão, deixando a lenta um pouco irregular.

Ao definir o comando, execute a montagem com um profissional e procure um profissional qualificado e com dinamômetro para o remapeamento da injeção da sua moto, só assim poderá obter os melhores resultados, além de não correr riscos de causar danos ao motor e falhas de funcionamento.

Comparação moto original (stock) x upgrade Stage 1 x upgrade Stage 2

Sportster 883 stock 37 hp  x Sportster 883 Stage 1 médio 56 hp x Sportster 883 Stage 2 médio — hp

Sportster 1200 stock 65 hp x Sportster 1200 Stage 1 médio 85 hp x Sportster 1200 Stage 2 médio 100 hp

Twin Cam 96 stock 57 hp x Twin Cam 96 Stage 1 médio 78 hp x Twin Cam 96 Stage 2 médio 92 hp

Twin Cam 103 stock 63 hp x Twin Cam 103 Stage 1 médio 83 hp x Twin Cam 103 Stage 2 médio 100 hp

Twin Cam 110 stock 78 hp x Twin Cam 110 Stage 1 médio 96 hp x Twin Cam 110 Stage 2 médio 105 hp

Milwaukee Eight 107 stock 71 hp x Milwaukee Eight 107 Stage 1 médio 85 hp x Milwaukee Eight 107 Stage 2 médio 105 hp

Milwaukee Eight 114 stock 76 hp x Milwaukee Eight 114 Stage 1 médio 88 hp x Milwaukee Eight 114 Stage 2 médio 110 hp

Milwaukee Eight 117 stock 80hp x Milwaukee Eight 114 Stage 1 médio 100 hp x Milwaukee Eight 114 Stage 2 médio 115 hp

V-rod 1250 stock 103 hp x V-rod 1250 Stage 1 médio 123 hp x V-rod 1250 Stage 2 médio — hp

Obs: para os modelos 883 e Vrod, ainda não realizamos ensaios de Stage 2 na Garage Henn para divulgarmos os resultados médios.