Brembo é a líder mundial em sistemas de frenagem que equipou 27 dos últimos 31 vencedores da Moto GP. Com mais de 50 anos de experiência, a empresa foi fundada em 1961, na Itália, por Emilio Bombassei e, aos 14 anos de idade, a mesma já se aventurava na Formula 1 produzindo sistemas de freio para equipe Ferrari. Hoje, a Brembo tornou-se equipamento original de fábrica de marcas como Porsche, Ferrari, Harley Davidson, Ducati, Triumph, KTM, etc.]
E, porque isso é tão importante para nós?
Brembo e Harley Davidson
Os Estados Unidos e a Itália são opostos até nas motocicletas: no Novo Continente, as motos são sinônimo de aventura e espaço aberto, enquanto na Itália, a velocidade é o que melhor define as duas rodas. Mas, a parceria entre Harley Davidson e Brembo está aproximando esses dois universos. A Brembo fornecerá componentes de freio e embreagem para a linha Touring. O fabricante da Milwaukee fez uma escolha que assegurará níveis de segurança incomparáveis nas bicicletas, tempos de resposta imediatos e conforto, sem comprometer o estilo extraordinário que sempre os distinguiu. Na EICMA 2016, a Brembo equipou um “manequim” Touring com um sistema de freio e a embreagem de última geração. Foi uma visão interessante para a multidão de entusiastas de Harley Davidson.
As pinças dianteiras e traseiras fixas vêm com quatro pistões de 32 mm e são acopladas a discos de aço inoxidável de 300 mm, componentes que já foram reconhecidos por sua eficácia e confiabilidade desde os modelos Touring 2008.
O novo sistema de embreagem hidráulica compreende um cilindro mestre fundido com pistões de 15 mm que ativam um cilindro escravo de embreagem com pistões de 28 mm. O cilindro escravo da embreagem é equipado com um diafragma que o protege dos vapores do óleo do motor. A vasta experiência da Brembo no campo das garras hidráulicas convenceu a Harley Davidson a usar, pela primeira vez em sua história, um sistema de embreagem feito pela marca Italiana. Este reconhecimento deu-se pela excelência Brembo e, traduziu-se em um cilindro de embreagem que melhor se adapta às características das motos Harley Davidson.
As especificações das pinças de freio acopladas com discos Brembo de aço inoxidável de 300 mm garantem temperaturas de operação controladas que reduzem o risco de alongamento do curso da alavanca de freio e garantem que o sistema responda rapidamente.
Os discos dianteiros são no formato anel-rotor, a superfície de frenagem é fixada à roda por meio de mancais e molas.
Os cilindros principais do freio Brembo variam significativamente. O cilindro mestre dianteiro de alumínio fundido com pistões de 15 mm. A alavanca foi projetada especificamente para Harley Davidson.
O cilindro mestre de freio e a embreagem estão disponíveis em alguns modelos: totalmente cromado, preto pintado com uma alavanca polida ou preto pintado com uma alavanca preta. O preto também é o acabamento no cilindro mestre traseiro. A Brembo prestou atenção extra ao detalhe desses componentes porque queria que todas as pessoas que conduzissem as Harley Davidson Touring experimentassem controle total e máxima confiabilidade, seja viajando pelas estradas americanas ou passando pela Europa e outras partes do mundo.
Pastilhas de Freio
As pastilhas de freio Brembo representam o melhor em termos de desempenho, conforto e durabilidade com uma grande variedade de compostos: desde materiais originais, resinas orgânicas e pastilhas sintetizadas até carbono-cerâmica.
Aplicações
Por ter mais de 6.000 aplicações oficiais em diversos materiais, as pastilhas de freio Brembo atendem às necessidades específicas de cada tipo imaginável de moto, fabricando uma linha completa de reposição para as motos da marca Harley Davidson.
Compostos para motocicletas urbanas/Touring
CC – Carbono cerâmica para uso urbano (Azul) O composto carbono-cerâmico evoluiu a partir do composto orgânico, graças ao seu maior teor de carbono, esse composto gera um desempenho muito superior a sua antecessora. Este tipo de material apresenta boa durabilidade, bom desempenho em altas e baixas temperaturas, molhada ou seca. Tem uma mordida inicial ligeiramente mais progressiva e é ligeiramente menos agressiva do que as pastilhas sinterizadas e é compatível com discos de aço e ferro fundido. É ideal para a maioria das motocicletas modernas para condutores que procuram alta quilometragem sem o desempenho das pistas de corrida.
SA/SP – Sinterizada Touring/urbana (Vermelha) Estas pastilhas sinterizadas são voltadas para o uso tanto urbano quanto para rodovias, são as pastilhas de aftermarket mais populares da Brembo. Os novos compostos sinterizados SA (frente) e SP (traseira) são excelentes para as motos esportivas de última geração. Fabricados através de um processo de produção específico, estas pastilhas de freio têm um alto coeficiente de atrito, excelente mordida inicial e são excelentes tanto no tempo úmido quanto seco para o uso de alta velocidade.
Compostos originais
Sinterizada Original (Dourada)Muito similar a anterior, essas pastilhas são feitas com o composto sinterizado desenvolvido pela Brembo como equipamento original de fábrica. Por serem o OE de diversas motocicletas, essas pastilhas permitem manter a originalidade da motocicleta.