A história dessa XR 1200 X ano 2011 tem um começo bastante triste, dramático até.
Tentem imaginar a cena: um passeio nas rodovias da região de Campinas com vários modelos esportivos e a XR1200X branca acompanhando o pelotão quando, de repente, ao ultrapassar dois carros, o piloto (e proprietário) da Harley Davidson sente o motor apagar sem nenhum aviso. Rapidamente ele aciona o manete da embreagem para impedir uma eventual travada da roda traseira e consegue encostar no acostamento. Em seguida, um motorista de um Honda Civic para ao lado da XR e conta ter visto um longo rastro de óleo na pista. Ainda bem que nada aconteceu ao piloto. Mas quanto à moto, bem…
Para visualizar melhor o infortúnio enfrentado pelo nosso amigo e cliente, eu reproduzo as fotos de algumas peças do motor da XR quando chegou na oficina, devidamente repartidas em algumas caixas:
Esse pequeno pedaço de metal que mais parece um meteorito é simplesmente o que restou de um dos pistões da XR!!!!
Uma das bielas sem um “naco” de metal.
Agora o outro pistão com os anéis grudados.
A outra biela, torta, e o virabrequim parcialmente destruído.
Tudo isso aconteceu porque a mangueira que vai da bomba de óleo e segue até o radiador da XR arrebentou e todo o óleo do motor foi jogado na pista em segundos, levando o motor a fundir em poucos metros, sem que o piloto pudesse evitar. Uma fatalidade, sem dúvida.
Como eu disse, o início da história é triste. Mas estamos chegando a um final feliz. Acompanhem.
É isso aí.