O assunto é batido, mas sempre é bom lembrar para os novatos sobre a importância de lubrificar a caixa de direção em um mecânico de sua confiança.
Ontem chegou lá na oficina (Garage Henn) uma Dyna 2012 com 8.000 km para revisão. O proprietário queixava-se de trepidação na frente da moto.
Uma simples verificação mostrou uma pequena folga na caixa de direção. Detalhe: a moto está zero bala, pouquíssimo rodada para apresentar esse problema.
Então comecei a desmontar a frente a moto, retirando farol, risers, bengalas e mesas até chegar nos rolamentos.
Assim que eu abri, mais uma vez constatei o velho problema de completa falta de lubrificação.
Para exemplificar melhor.
Totalmente seco; nada ali dentro além de ar!!!! Puxei os rolamentos com as mesas e canote:
Tudo quase completamente limpinho; apenas alguns vestígios de VASELINA!!!! E nada mais.
A vaselina, para quem não sabe, é aplicada nos rolamentos somente para que não enferrujem no transporte dos EUA para cá.
A mesma coisa acontece com o óleo hidráulico das bengalas. Não servem para muita coisa além de evitar corrosão.
Com o passar da quilometragem, a caixa de direção sem lubrificação começa a apresentar “calos” e “folgas” até arruinar os rolamentos.
Então, mais uma vez, vale a pena procurar a sua oficina de confiança e solicitar a revisão efetiva da caixa de direção, com a devida limpeza e lubrificação. A mesma providência para o óleo das bengalas.
Depois de desmontados, os rolamentos foram lavados com querosene e aspirados para a retirada de toda a vaselina.
Em seguida receberam a graxa específica em quantidade suficiente:
O mesmo para o canote:
Finalmente os rolamentos são encaixados e as mesas instaladas novamente e apertadas.
Pronto, lubrificação suficiente para rodar muitos e muitos quilômetros sem dor de cabeça.
É demorado para desmontar, mas não vale a pena?
Melhor prevenir do que remediar.
É isso aí.